O Marketing Multinivel ou o MMN ainda é um conceito novo no mercado nacional, mas algumas empresas sérias e idôneas já estão incluindo este formato de marketing ao seu negócio. Recentemente uma famosa rede de Bancos criou um cartão de crédito que se baseia neste sistema. Outras empresas do setor de cosméticos e bem-estar já aderiram ao conceito seguindo o modelo das estrelas americanas. Se você quiser entrar neste promissor mercado, não pode deixar de ler este guia.

domingo, 5 de junho de 2011

Sonhos alimentam a paixão e paixão com perseverança significa sucesso.Texto publicado por Ricardo Guimarães no Jornal Loucos por Marketing

Não cometa o erro de amar uma empresa de marketing de rede, ou qualquer outra, inclusive a sua. Não faz o menor sentido dar seu sangue ou sua vida para uma empresa. O que uma empresa quer é que você dê lucro para ela. Isso é perfeitamente natural, pois o lucro através de satisfação de necessidades é a razão de sua existência, do contrário ela quebra. Nós devemos amar os seres vivos e ao seu Criador, sermos apaixonados por idéias, gostar dos produtos e sermos leais à empresa, enquanto ela é leal com nossos interesses. Inverter isso é buscar para sí uma fonte de grandes frustrações e muito desencontro do que significa viver.

Temos um sistema educacional que não nos ensina como pensar para tomarmos decisões de negócios e nem como nos tornarmos bem realizados existencialmente. Temos um sistema nos que ensina sermos bons empregados e resignados. Nossa atividade de marketing de rede mostra como podemos ser empresários, começando um negócio próprio a partir de casa, sem empregados, sem ter que ter CNPJ, alvará, alugar uma loja e sem estoques. Esse é um negócio que permite você trabalhar em tempo parcial, a partir de casa e da internet, com um investimento pequenininho e com uma possibilidade de ganhos muito grande. Você precisa aprender a se (re)inventar. No início trate a atividade de marketing de rede como um emprego, até que você aprenda a tratar como negócio. Qualquer profissão lhe ensina a ganhar dinheiro. O marketing de rede lhe ensina a ganhar mais tempo, para que possa gastar este tempo fazendo as coisas mais importantes para você.

Eu ajudo pessoas honestas a prosperarem com liberdade para desfrutarem a vida que desejam ter. Acordo todos os dias e a primeira pessoa que eu recruto a cada manhã sou eu mesmo. Se eu não me recrutar, como poderei recrutar alguém? Penso que preciso me salvar da mediocridade a todo instante. E penso que preciso salvar pessoas da mediocridade também. Depois de me recrutar pela manhã eu penso: Quem eu posso ajudar a ter liberdade? Isto implica em fazer a lista. Se você não faz a lista, vai parar antes de ouvir o décimo não. Quando você faz a lista, você se sente poderoso. Afinal, o que a empresa não tem que depende de você para ter acesso? Isto mesmo, seus contatos. Aprenda como manter sua lista viva. Aprenda a contatar as pessoas de forma eficaz e profissional. Pare de implorar, importunar e perseguir as pessoas. Saiba o que você tem nas mãos. Isso vai lhe dar a postura necessária para ser percebido como alguém que tem algo de valor. Quando encontrar pessoas que desdenhem do que se propõe, pense: O que é maior, seu ego ou sua conta bancária? Até que sua conta seja abundante, faça o que é preciso ser feito. O Método Brio que desenvolvi ajuda a diminuir a resistência das pessoas, tornando o processo de recrutamento algo mais prazeroso e eficaz, mas ele não é alvo deste artigo.

O mundo é negativo. Seja positivo. Seja magnético. Tenha postura. Você apenas precisa acreditar que é possível e decidir que será possível para você. Esse é o primeiro passo. Depois de decidir, fica mais fácil, só por causa de uma decisão de ser um vencedor. O sucesso é uma escolha, assim como o fracasso também é uma escolha. Se você seguir o sistema das pessoas que obtiveram resultado, você vai ter sua própria história de sucesso para contar. Daí a importância de ter um sistema bem definido no seu programa de marketing de rede. Se você tem um mapa do tesouro bem claro, é só seguir os passos que chegará lá.

Infelizmente, temos programações que nos afastam do nosso objetivo. Chamarei estes programas invasores de vírus. Um dos principais é a reclamação, quando colocamos a culpa fora de nós mesmos. O outro é querer resultados antes de trabalhar duro e o terceiro é ficar contando com a sorte. Não é muito melhor desenvolver o conhecimento do que ficar contando com a sorte?

O que fazer quando as coisas não saem como deseja? Persista. Pense num jogo de quebra-cabeças. É só não desistir que você chega lá. O marketing de rede não é um negócio para ficar rico rápido, mas é um negócio para ficar rico com renda residual. Você precisa trabalhar mais duro em você do que no negócio. Se você der um golpe de sorte e ganhar muito dinheiro rápido sem ficar bom em marketing de rede, o dinheiro vai encontrar você no caminho e ficará sem o que conquistou. A grande recompensa no marketing de rede não é os milhões que você poderá ganhar, mas a pessoa que você se transformará para ganhar estes milhões. A liberdade não é gratuita. Ela tem uma etiqueta de preço. Este preço a ser pago contém sacrifícios, abrindo mão de coisas que você gosta de fazer agora, para que no futuro possa fazer o que os outros não poderão fazer. Uma outra coisa importante: seu passado não tem que ser igual ao seu futuro. Há uma nova chance para recomeçar a cada instante.

Resultado é aquilo que você obtém pelo que você fez, do que você acredita das informações e crenças que possui. Enquanto você não tem uma históra de sucesso, conte a história de seu upline (linha ascendente). Esta é uma forma de edificá-lo até que outros edifiquem você. Seu sucesso é totalmente amarrado ao seu desenvolvimento pessoal. Quando você muda o seu pensamento, você muda a sua vida. Pensamentos viram coisas. Temos mais de cinquenta mil pensamentos ao dia. A vida é formada pelas nossas escolhas. Então, não deixe que nada distraia você do seu objetivo e você se tornará aquilo que pensar ser.

Todo ser vivo é programado para sobreviver. Viver é mais do que sobreviver. Viver é satisfazer um conjunto de necessidades. Todo ser vivo tem um programa perfeito para o sucesso. Nós, seres humanos, temos um instinto maravilhoso para o sucesso que é dado pelo Criador. Este instinto é a imaginação. Mas também somos vulneráveis a programas externos ao nosso consciente. Assim, temos duas opções: escolher o que queremos ser ou deixar que escolham o que querem que sejamos.

Quando definimos nosso objetivo e não deixamos espaço para dúvida, nosso cérebro tem que encontrar a saída. Aliás, ele é muito capaz disto e muito mais. Ele tem um recurso fabuloso para resolver o problema que é definido como “atingir o objetivo”. Este recurso chama-se inspiração. Inspiração é algo que vem de uma fonte inesgotável de recursos do imaginário, mas que só pode ser acessado pela crença inequívoca que obterá o sucesso.

Pare e pense. Se alguém arremessar uma bola para você, seu cérebro precisará fazer milhões de cálculos rapidamente para que você possa pegar a bola corretamente. A velocidade da bola, direção e giro serão calculados, assim como decisões de movimentar seus músculos a fim de pegar a bola. Então acredite. A resposta existe, apenas não sabemos identificá-la tão obviamente.

Muitos tem medo do erro e interpretam erro como fracasso. Isto é um absurdo que tem que ser resolvido prontamente por qualquer mente que queira obter sucesso.

“O maior erro que alguém pode cometer é ter medo de cometer um”. – Elbert Hubbard

Durante anos fabriquei barcos voadores, um tipo de ultraleve. Se eu lhe passar os comandos de um Brio Flying Boat, assumindo que você nunca pilotou esta aeronave, é impossível que você mantenha um voo reto. Você vai subir, corrigir e descer demais, corrigir e subir, virar para esquerda e corrigir para a direita, fazendo um voo totalmente descoordenado que em muito se distancia de um voo reto e nivelado. É o mesmo ao aprender a andar de bicicleta, dirigir um carro ou até mesmo aprender a andar. Ora, é errando e corrigindo o erro que você vai se aproximar do objetivo. Um míssil tem um sistema parecido de direção. Ele tem um objetivo (alvo) e tem um sistema de propulsão (ação de movimento) e coordenação (ação de direção). O míssil tem um programa de computador em execução que pergunta o tempo todo: se eu continuar com esta trajetória, vou acertar o alvo? Se a resposta é sim, ele não altera nada. Se a resposta é não, ele ajusta a trajetória e faz nova pergunta para ver se vai acertar. Ele faz isso o tempo todo até atingir seu objetivo. O programa de computador foi baseado nos princípios que nosso cérebro funciona. É assim que funciona o processo de aprendizado e o mais lógico é você entender isto de uma vez por todas, aceitando que vai cometer muitos erros até aprender a fazer o certo. Logo, estude o que fazer, mas não cometa o erro de ficar se preparando para ficar preparado e não agir. Aja com as informações e instruções que dispõe, cometendo os erros que são parte do processo de formação e que lhe darão as habilidades necessárias para fazer o certo e ensinar como fazê-lo. Faça a pergunta “estou me aproximando do meu objetivo?” Se não estiver, reveja as instruções de ação, coloque-as em prática, peça aconselhamento e não pare de agir até dominar o que precisa ser feito para levá-lo ao sucesso que deseja obter. Quando não souber a solução, relaxe e durma com o problema.

Daí a importância de exercitar a imaginação, pois quando você estabelece rotineiramente como é o seu sonho (objetivo) com clareza, você define para seu cérebro as informações primárias para o sucesso. Sucesso é realizar aquilo que queremos realizar, seja o que for. Se você idealizar que vai fracassar, você terá sucesso e fracassará. É simples assim. Quando estabeleci meu sonho de manter um orfanato, o que me levou a buscar o marketing de rede como veículo de realização deste sonho, eu não imaginei que chegaria ao ponto de ter a meta atual de dez orfanatos em dez anos. Hoje sou Presidente e co-fundador da Fundação Sonho Brio (www.BrioDreamFoundation.org) destinada a prover esperança e bondade para crianças menos favorecidas no Brasil e no mundo. Quando eu vejo um estranho e tenho um ímpeto de resistência de falar com ele, devido à minha zona de conforto, logo penso nas crianças e me encho de inspiração para fazer o meu trabalho. “Um navio fica muito seguro no porto, mas não foi para isso que eles foram construídos”. Por isso, seu objetivo tem que ser algo que lhe traz prazer e alegria de viver, não uma satisfação temporária. Não pense nos meios de obter seus sonhos enquanto não souber quais são estes sonhos. Não cometa o erro de estabelecer o dinheiro como seu sonho. “A alegria é algo que enche a alma com esperança e entusiasmo. A vida pode ser complicada, mas a alegria é algo bem simples”. Por vezes, me perguntam de onde tiro tanta energia. Eu digo que a fórmula é muito simples. Nutra-se bem, descanse o necessário, ame as pessoas, seja apaixonado pelo que faz e aprecie o que já tem. Esta é a base. Mas o alicerce que vai lhe manter erguido é o propósito. Se você tem um sonho que dê significado à sua vida, você terá um ponto de apoio. Quando o caule é fraco e ainda tênue, é uma estaca que mantém a jovem árvore de pé diante das intempéries da natureza. Da mesma forma, um propósito é o que vai manter você erguido quando forças tentam lhe jogar ao chão. Este propósito é o que lhe fará levantar da cama com disposição, pois por ele a sua vida vale a pena ser vivida. Questione sempre as atividades que não sirvam ao seu propósito. Elas podem ser uma distração e uma grande drenagem de energia. Uma vida sem propósito é uma vida sem significado. "Comprometa-se com seu propósito, ou cairá por qualquer coisa".

Outra dica importante é separar fatos de opiniões. Opiniões são histórias criadas para interpretar os fatos. Elas não são reais e só consomem a sua energia. Tenha o desejo de enxergar a verdade, sem se importar quem está certo, mas se importando com o que é o certo.

Quando alguém é hipnotisado tem seu estado de consciência alterado e sua percepção passa a ser bem distinta do natural, mexendo na imaginação. Nosso cérebro, apoiado pelo complexo nervoso, é perfeitamente ajustado para reagir aos estímulos do ambiente e aos estímulos do pensamento. Quando dou aulas de voo, instruo meus alunos a fecharem os olhos antes e depois da aula e imaginar que estão fazendo todos os procedimentos de voo. O rendimento do aprendizado é significativamente melhor para aqueles que fazem este exercício. Então, imagine-se lidando com todas as situações à medida que vai estudando o que fazer e revendo o que fez no dia a dia.

Deus nos fez à sua imagem e semelhança. Por isso, somos seres completos e tudo já nos foi dado. Não somos superiores nem inferiores uns aos outros. Você é apenas você e não compete com ninguém, além de você. Por este pensamento eu dei o nome do meu blog de Supere-se (www.Supere-se.com)

Tudo inicia com uma esperança. É de uma esperança que nasce a possibilidade de mudar nossas vidas. Desta esperança nasce a fé. Da fé, a ação e nos registramos na empresa, dando início ao nosso negócio próprio de marketing de rede. Mas fé pressupõe dúvida. Fé e dúvida são inversamente proporcionais. Se aumentar sua fé, diminuirá sua dúvida. Se aumentar sua dúvida, diminuirá sua fé. Mas uma vez que tenhamos de fato o conhecimento, a fé se torna completamente desnecessária. Eu não preciso ter esperança ou fé de que ao soltar a bola da minha mão erguida que a bola vá cair. Eu tenho o conhecimento necessário que isto ocorrerá. Da mesma forma, hoje não tenho esperança nem fé que construo uma gigantesca organização de marketing de rede através de ensinar pessoas o que sei. Eu tenho o conhecimento necessário e estou construindo a organização que visualizo.

O marketing de rede é um negócio totalmente emocional. Você viverá altos e baixos emocionais com uma rapidez sem precedentes. Em momentos que nos vemos enfrentando dificuldades, por vezes, sentimos uma impotência avassaladora que nos faz acreditar que não temos saída. Nesta hora nos sentimos incapazes de responder com idéias e ações que possam transformar a situação presente. Estes momentos de desencorajamento e depressão, invariavelmente, ocorrem para todos nós. Mas olhe para seu passado revendo a sua vida desde a infância e vai notar que em diversas ocasiões isto ocorreu e que, de alguma forma, você encontrou a saída. Isto é parte da vida. Temos os momentos de pico e a eles seguem-se momentos de fundo. Estes ciclos naturais existem e cabe-nos apenas aceitar os fatos como eles são, para depois mudarmos a realidade presente por nossas ações. E para mudarmos esta realidade, precisamos olhar para aquilo que desejamos com fervor, e não ficar olhando para os obstáculos, pois se assim o fizermos, um sentimento de incapacidade vai tomar conta de nós e fatalmente abriremos mão dos nossos sonhos.

A atividade de Marketing de Rede é repleta dessas emoções de topo e de fundo. É como se fosse uma montanha russa. Quando decidimos fazer o projeto, nos enchemos de esperança e entusiasmo com as perspectivas. Quando falamos com a primeira pessoa da família e ela diz que ficamos maluco, batemos de cara no chão. Se uma pessoa entra na rede, ficamos empolgadíssimos. Se alguém diz não ou não comparece a uma apresentação, nos questionamos sobre o projeto. Quando conversamos com o upline e ele nos encoraja para perseguir nosso sonho, tudo gira e a emoção positiva aumenta. Se alguém desiste, então lá vem um fundo doloroso. Mas quem se mantém no passeio, aprendendo a lidar com estas emoções, desenvolve uma habilidade de desenvolver o caráter e o conhecimento que invariavelmente determinará seu sucesso nesta profissão. Se você sentir medo, substitua o medo pela visão. Como você agiria se lhe pagassem R$ 5000 adiantados por cada patrocínio que fizesse de cada R$ 1000 de investimento do novo distribuidor, de forma que não pudesse usar esse dinheiro para pagar patrocínios? Quantas pessoas você patrocinaria por mês? Pois bem, cada pessoa que você patrocinar poderá lhe render não só R$ 5 mil, mas dezenas de milhares de reais todo os meses por fazer parte da sua organização.

Você vai enfrentar os fundos e eles são muito desistimulantes. Tudo girará diversas vezes. Perseverando você atinge o topo, mas ele não é definitivo. Logo, prepare-se para as emoções que estão contidas nesta fascinante jornada que é viver por um sonho que vale a pena ser vivido. O exercício da profissão vai lhe dar as habilidades necessárias para lidar com as emoções, mas este controle não é destinado aos fracos. Você precisa aprender a ficar desconectado emocionalmente com o resultado das suas interações com as pessoas. Isto é muito importante. Apenas seja autêntico, sendo sincero, sem tentar ser outra pessoa que não é. Seja entusiasmado, mantenha a postura e com senso de urgência, mas aprenda a ser imune aos altos e baixos emocionais desta incrível montanha russa.

Por isso, estabeleça expectativas realistas. Se você sabe o que é possível, basta aprender como fazê-lo. A realização é uma questão de tempo e por isso a construção de metas com prazos deve ser orientada por quem entende da atividade, a fim de diminuir a frustração. Não é todo mundo que vai ficar rico. Pessoas trabalham quarenta anos e não ficam ricas nos seus empregos tradicionais. Elas entram no marketing de rede e querem ficar ricas em seis meses. “Opa, me enganei de festa”. Tudo bem se pensa assim, mas o marketing de rede permite a você aprender a trabalhar na construção da fundação de um negócio baseado em produtos que você vai apresentar ao mercado, desenvolvendo sua personalidade e as habilidades de comunicação, formação de equipes, liderança à medida que constroi sua organização. Isto requer paciência, persistência para construir algo que no início você não será pago na proporção do seu esforço, mas que ao longo do tempo será pago por este esforço e por muitas coisas que não faz. É aí que está a beleza do marketing de rede. Seu primeiro ano no negócio deve ser com o intuito de aprendizado e sua meta é chegar ao final do primeiro ano com um negócio funcional, no ponto de equilíbiro ou tendo lucro. Isso é realista e é a base para seu sucesso nesta fantástica profissão. Existe uma “terra prometida” chamada liberdade. Ela é destinada a poucos. É destinada aos que querem vencer e se comprometem com a vitória. A nossa meta é chegarmos lá juntos!

Ricardo Guimarães

Ricardo Guimarães, um ítalo-brasileiro
residente no Rio de Janeiro, é um ex-executivo
que deixou a vida corporativa de
grandes multinacionais para viver a vida
com liberdade. Ricardo profissionalizou-se
em marketing de rede e seus ensinamentos
apoiam empreendedores em diversas
organizações. É líder fundador e membro
do conselho da Agel do Brasil. Sua rede
estende-se por 28 países. Ricardo é
co-fundador e presidente do GrupoBRIO
Marketing e Desenvolvimento Profissional
Ltda. Mais artigos e vídeos de sua autoria
podem ser encontrados em

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