O Marketing Multinivel ou o MMN ainda é um conceito novo no mercado nacional, mas algumas empresas sérias e idôneas já estão incluindo este formato de marketing ao seu negócio. Recentemente uma famosa rede de Bancos criou um cartão de crédito que se baseia neste sistema. Outras empresas do setor de cosméticos e bem-estar já aderiram ao conceito seguindo o modelo das estrelas americanas. Se você quiser entrar neste promissor mercado, não pode deixar de ler este guia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

A arte de ouvir o cliente

Segundo Aurélio, o significado da palavra pesquisar é "informa-se a respeito de". Nunca se falou tanto sobre a necessidade de ouvir o cliente, de conhecer suas preferências, necessidades e desejos. Como fazê-lo, são outros quinhentos.
A arte de ouvir - A primeira coisa a se fazer é ter disposição para ouvir. Parece óbvio, mas é o erro mais comum. Quem já não passou pela situação de entrar numa loja de roupas ou de qualquer outro produto e pedir ao vendedor um determinado produto e ele apresentar várias opções, menos a que você pediu. Sabe por que isso acontece? Porque o vendedor está mais preocupado em vender, bater sua cota do que entender de que forma seu produto pode ajudar a solucionar o problema do cliente. Ao invés de vender, é preciso inspirar o cliente a comprar. Para isso, perguntar é vital.
Fazendo a pergunta certa - O cliente, ao adquirir um produto, está em busca de solução para algum problema. Voltando ao caso da roupa, imagine uma data especial, como um casamento, uma formatura. Em ocasiões como estas, a expectativa do cliente é muito maior se comparada a compra de uma roupa para o dia-a-dia. Será que os vendedores têm noção de sua responsabilidade em agradar o cliente nestes momentos? Não importa a data em si, o que é preciso saber é que os clientes compram soluções e não produtos. É claro que o produto é importante, pois é ele que pode solucionar o problema do cliente, mas antes, do produto vem o problema, ou seja necessidade ou desejo do cliente. Há Oportunidade ! Entre no clima do cliente! Ponha-se no seu lugar! Pense como cliente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário